Ausência do Pai
A ausência do pai na vida de um filho pode ocorrer em várias situações. Pode ser física, quando por exemplo, os pais são separados e o homem tem pouco ou nenhum contato com os filhos. Pode também ser emocional, quando o casal está junto, mas o pai não participa ativamente da criação.
Os problemas comportamentais decorrentes dessa ausência trazem resultados negativos, que vão desde o baixo rendimento escolar até o aumento no risco de envolvimento com drogas. A ausência é capaz de criar diversas feridas emocionais, por isso a ajuda profissional é um pilar para enfrentar e superar os efeitos já provocados, ou que ainda possam se agravar.
O diálogo é sempre uma das principais formas de curar essas feridas. Expressar ao pai os sentimentos é um bom caminho, mas pode não ser tão simples assim. Observe como as dores da ausência influenciaram seu comportamento, inclusive no relacionamento com outras pessoas.
Resgatar a presença do pai no ambiente familiar, problematizando sua ausência, é uma tarefa desafiadora. O impacto dos pais ausentes na vida de seus filhos pode ser devastador e esse sofrimento causa problemas em todas as fases da vida, se não tratado. Superar pode levar algum tempo, por isso é algo a ser trabalhado. Lembre-se que existem profissionais especializados e comprometidos em auxiliar.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!