Como os pais podem lidar com a dislexia?

 

Pais e filhos devem estar sempre juntos na busca pelo sucesso no aprendizado escolar. Porém muitas vezes surgem dúvidas diante das dificuldades neste processo educacional, daí a importância de uma avaliação profissional para detectar o que pode estar ocorrendo.

Um transtorno que precisa ser tratado e merece atenção é a dislexia, caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização. Os sintomas incluem desde a fala tardia até o atraso na aprendizagem da leitura e escrita.

É um transtorno que precisa ser tratado devidamente e possui melhores resultados quando descoberto ainda na infância. Portanto se você nota algumas dessas características em alguém próximo, especialmente os filhos, saiba que elas podem não ser necessariamente preguiça ou falta de interesse.

Adultos que não foram tratados da dislexia na infância costumam ter a autoestima comprometida, por isso é necessário muita dedicação e persistência no tratamento. Quanto antes começar, melhor. O procedimento precisa do acompanhamento de especialistas como psicóloga, pedagoga e fonoaudióloga. O intuito é amenizar ou corrigir da melhor forma possível as áreas comprometidas pela dislexia.

Também é muito comum que o disléxico tenha dificuldade de relacionamentos. O acompanhamento psicológico é imprescindível para criar formas de adaptação no meio social, impedindo que as barreiras prejudiquem o desenvolvimento como um todo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *