Luto na visão da psicologia

Luto na visão da psicologia

Na visão da Psicologia, o luto é encarado como uma reação à perda. Muitas pessoas não percebem, no entanto, que ele não está relacionado apenas à morte. Perdas de oportunidades, mudanças de emprego ou de atividades, experiências que não voltam mais, términos de relacionamentos e outras situações também levam ao luto.
Muitos psicólogos costumam estabelecer etapas, que variam conforme a pessoa. A primeira é a fase da negação, em que a pessoa ainda não assimila a realidade e alimenta pensamentos de como voltar à situação anterior à perda.
Logo depois, na busca de um culpado, a raiva pode ser direcionada a pessoas envolvidas na situação, como familiares, pessoas do convívio ou até a si próprios, também gerando sensação de culpa. A negociação vem na sequência, quando se busca uma solução para alterar o que ocorreu. A dor e a tristeza vão ficando mais fortes, com fadiga, desinteresse e solidão, num estado de depressão.
A saudade sempre ficará, mas a fase de aceitação costuma chegar aos poucos, acompanhada de uma sensação de paz. Após a compreensão do acontecimento é possível enxergar novamente perspectivas para a vida. À medida que o enlutado começa a integrar-se a vida novamente, vem a esperança de continuar e seguir. Se você está com dificuldades em enfrentar o luto, não hesite em buscar ajuda. Nossa clínica está aberta pra te acolher!