Você conhece as abordagens dos tratamentos psicológicos?

Quando nosso site é consultado é possível verificar termos como “Fenomenológica Existencial, Psicanálise, Terapia Cognitivo, Analítica e Humanista”. Mas afinal, o que isso quer dizer e como afeta meu tratamento? Listamos cada um para você entender melhor.

  • A Psicoterapia Existencial com base no método Fenomenológico busca compreender o ser que se mostra em seus modos de compreender o mundo e a si mesmo, encontrando caminhos e sentidos para sua existência, com base nas próprias experiências e afetos.
  • Já a Psicanálise é um método em que o profissional ajuda o paciente ao permitir que ele rompa as suas resistências e se abra. Também faz interpretações e com as elaborações do paciente, o processo de análise propicia autoconhecimento e transformação gradual dos sintomas.
  • A Terapia Cognitiva comportamental oferece sessões estruturadas, quando o psicólogo informa a média de sessões para o problema a ser tratado. É uma forma focalizada de psicoterapia em que o terapeuta e o cliente trabalham juntos como uma equipe para identificar e resolver problemas. Os terapeutas ajudam os clientes a superar dificuldades, trabalhando com seus pensamentos, comportamentos e reações emocionais.
  • Também conhecida como psicologia analítica, a abordagem psicológica baseada na filosofia e nas ideias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung é uma vertente da psicologia com o intuito de compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais, por meio de uma análise geral da pessoa.
  • Na Humanista o objetivo é oferecer uma perspectiva da área da saúde ao invés da doença. Essa abordagem exalta a saúde mental e todos os atributos positivos da vida.