Como passar pelo luto ?

Como passar pelo luto ?

Como passar pelo luto ?

Mesmo sendo um momento difícil e de muita tristeza, o luto pode ser trabalhado de forma saudável. Deve ser vivenciado para que após o sofrimento da perda a pessoa atinja a fase de aceitação. O diálogo é muito importante para a superação.

Quem está passando por isso deve tentar conversar sobre essa perda, relatando o que sente, até com detalhes. Se o luto for relacionado à morte, é importante relembrar as experiências vividas com a pessoa querida, momentos especiais e histórias que marcaram. A conversa espontânea faz com o que o assunto flua com naturalidade, para que a situação seja encarada com mais força.

Quando o luto se estende por um longo período e interfere nas tarefas da pessoa é um indicativo de que chegou a hora de procurar ajuda da Psicoterapia, pois já se tornou patológico. O tratamento ajuda muito na organização mental. Com o acompanhamento profissional é possível concluir quais fatores estão agravando esse luto, para lidar com a situação de forma mais assertiva. 

Considerado uma das experiências mais dolorosas, o luto quando enfrentado por pessoas com depressão prolongada ou antecedentes de transtorno afetivo, requer ajuda terapêutica. O psicólogo é capacitado a entender essa dor e trabalhar para a recuperação.