Psicoterapia: um sentido para a vida

A psicoterapia é busca de sentido. Paciente e terapeuta, juntos, com um único objetivo: encontrar um sentido para a vida.

Temos que nos desenvolver no mundo e a nós mesmos para podermos dar significado a nossa existência.

Muitas vezes ao longo da nossa vida perdemos o rumo e ficamos sem direção, como um barco à deriva. Às vezes o sentido nunca foi achado, ou ficou perdido. Tudo fica mais difícil, o trabalho, as relações com o outro e nosso cotidiano.

Surgem os sintomas, como a depressão, ansiedade, pânico entre outros. O desespero de não saber para onde ir e como caminhar.

Como diz Medard Boss: “Terapia é pró-cura”. Cura no latim tem o sentido de cuidar. Cuidar daquilo que é nosso, somente nosso, ninguém poderá fazer por nós.

Num diálogo entre terapeuta e paciente, a procura é algo que vai acontecendo, através da linguagem. Um produzir, que traz a luz o conhecer.

Conhecer é desocultar, trazer à tona aquilo que está internalizado, oculto no mais profundo. Muitas vezes encoberto pelas experiências e máscaras.

A psicoterapia, através da fala, torna o oculto desoculto. O terapeuta serve de guia para tornar este caminho mais fácil e claro. Torna aquilo que está mascarado em desvelado.

O paciente sente-se liberto para o significado da sua existência, descobre suas forças e seu potencial e pode reencontrar-se consigo mesmo.

Autor: Luciane Rossi Alves

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.